Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Rua Francisco Vieira, 1181 - Centro - CEP: 87880-000
Tribunais de Contas do País buscam aproximação da sociedade
Quinta-feira, 10 de junho de 2010
Ouvir matéria
Seminário na cidade de Palmas, capital do Tocantins, define estratégias de Comunicação Social com vistas a aprimorar a relação das Cortes de Contas com a sociedade e ampliar mecanismos de controle social das finanças públicas Aproximar-se da sociedade por meio da Comunicação, ampliando e aprimorando, por seu intermédio, os mecanismos de controle social das contas públicas. Este um resumo do II Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento reuniu, entre os dias 7 e 9 de junho, dezenas de jornalistas, assessores de imprensa, coordenadores da área, conselheiros e presidentes de Tribunais de Contas de todo o país na cidade de Palmas (TO).
O Seminário terminou, na manhã da última quarta-feira, com um debate comandado pelo Conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e coordenador do Grupo de Comunicação Social do Programa de Modernização dos Tribunais de Contas (Promoex). Além de casos de sucesso, o debate suscitou medidas para a melhoria da comunicação dos Tribunais entre si e destes com a comunidade.
Uma das propostas sugeridas foi a capacitação dos jornalistas dos veículos de comunicação, para que entendam melhor a natureza e as funções das Cortes de Contas. Adotar regras mínimas de acessibilidade às redes sociais – um meio de comunicação cada vez mais diversificado e influente –, elaborar um plano único de comunicação para os Tribunais e adequar a linguagem aos diferentes públicos atingidos foram mais algumas medidas apresentadas como necessárias durante o fechamento do Seminário.